Risco cardiovascular em adolescentes é tema de aula inaugural na Enfermagem

Na aula inaugural dos cursos de pós-graduação em Enfermagem e em Nutrição e Saúde, a professora da Faculdade de Medicina Cristiane de Freitas Cunha vai abordar o tema Estudo Erica: um panorama nacional dos fatores de risco cardiovascular em adolescentes.

A atividade está programada para 26 de agosto, das 14h30 às 16h, no auditório Maria Sinno, da Escola de Enfermagem, campus Pampulha. O evento é aberto à comunidade.

A pesquisa

Cristiane de Freitas Cunha coordena em Minas Gerais o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), pesquisa de âmbito nacional que tem o objetivo de estimar a prevalência de diabetes mellitus, obesidade, fatores de risco cardiovascular e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios em adolescentes de 12 a 17 anos.

Em 2013 e 2014, foram entrevistados 71.791 adolescentes em 1.247 escolas de 124 municípios brasileiros. Os resultados da pesquisa foram divulgados no último mês de julho pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.

No vídeo abaixo, produzido em 2011, pesquisadores do projeto, coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicam os objetivos da iniciativa. Mais informações estão disponíveis na página do projeto.

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem