Arte e Cultura

Sarandeiros cancela apresentações na 47ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Decisão foi tomada em razão do recrudescimento da pandemia em Belo Horizonte

O espetáculo 'Gerais de Minas', apresentando em 2005, marcou as comemorações dos 25 anos de fundação do grupo
O espetáculo 'Gerais de Minas', apresentando em 2005, marcou as comemorações dos 25 anos de fundação do grupo Grupo Sarandeiros | UFMG

Devido ao aumento do número de casos de covid-19 em Belo Horizonte, o Grupo Sandareiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, decidiu cancelar as apresentações do espetáculo Nos passos do Grupo Sarandeiros, previstas para os dias 4,5,6 e 9 de fevereiro, no âmbito da  47ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

Em comunicado, o grupo explica que a decisão, tomada com o objeto de garantir a “saúde de todos os participantes, artistas, técnicos e do nosso público”, baseia-se em portaria, publicada pela Prefeitura no Diário Oficial do Município, que muda as regras de utilização dos espaços teatrais diante da atual situação epidemiológica da cidade.

Retorno adiado
As quatro apresentações marcariam o retorno do Sarandeiros aos palcos, uma vez que as atividades presenciais da companhia foram interrompidas em 2020 em razão da pandemia de covid-19. O espetáculo Nos passos do Grupo Sarandeiros, inspirado no livro homônimo de Gustavo Côrtes e Petrônio Alves, refaz o caminho percorrido pelo Sarandeiros nos últimos 20 anos e destaca a relação entre a pesquisa acadêmica, o fazer artístico e o compromisso ético do grupo com o folclore, com a cultura popular e com as danças tradicionais. Com 40 artistas em cena, o espetáculo revisita as obras Aquarela brasileira (1998), Profano e sagrado (1999), Memórias de meio milênio (2001), Dança Brasil (2003), Gerais de Minas (2005) e Quebranto (2007).