Arte e Cultura

UFMG é curadora do 3º Festival Gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo

Evento que une design e gastronomia valoriza saberes e desenvolve economia local

As origens, os saberes do quintal do são-gonçalense, as memórias afetivas de receitas nos cadernos das avós entrelaçados com a construção de um futuro sustentável são a proposta da terceira edição do Festival Gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo, que tem a curadoria da Universidade Federal de Minas Gerais. 

O evento organizado pela prefeitura da cidade, localizada a 84 km da capital mineira, segue no formato online até 22 de agosto. O projeto cultural é uma ação de extensão feita por professores, alunos e ex-alunos de Design da UFMG e membros externos à Universidade, como o consultor gastronômico André Barreto e a Capivara Filmes.  

Com a pandemia, os comércios locais, inclusive de alimentação, tiveram uma perda expressiva no faturamento. Nesse contexto, além de resgatar as raízes da cidade e novos olhares dos participantes, o festival tem o objetivo de desenvolver ações para geração de renda no município, que há 20 anos explora minério de ferro na mina de Brucutu, a maior do estado de Minas Gerais.  

Como parte das premissas do evento que potencializa o turismo gastronômico, os pratos devem ter, obrigatoriamente, pelo menos um ingrediente de produtores locais. As compras são feitas via delivery ou nos estabelecimentos  respeitando a legislação local e  os protocolos de saúde em razão da covid-19. 

Em entrevista para a TV UFMG, a curadora do Festival Laura Cota, coordenadora do curso de graduação em Design na UFMG, a estudante de design da Escola de Arquitetura Grazielle David, o consultor gastronômico André Barreto e o cozinheiro Júlio Pessoa falam sobre a proposta do evento.

Serviço:

Evento: III Festival Gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo

Data: 19 a 22 de agosto de 2021

Transmissão on-line disponível em: https://www.youtube.com/channe... 

Programação completa: www.festivalraizes.com.br

Equipe: Soraya Fideles (produção, reportagem e edição de conteúdo) e Otávio Zonatto (edição de imagens)