UFMG e Irlanda planejam ampliar parcerias

Cônsul geral e cônsul adjunta do país em São Paulo visitaram o BH-Tec e a Reitoria

Sandra (no centro)
Fabiana Lino, Rachel Fitzpatrick, Sandra Goulart, Eoin Bennis e Aziz Saliba  Foca Lisboa | UFMG

A Irlanda está implantando uma estratégia de aproximação com a América Latina, e a educação será um dos carros-chefes desse processo, afirmou o cônsul-geral do país em São Paulo, Eoin Bennis, em visita à UFMG na manhã desta terça-feira, 29 de março. Acompanhado da cônsul geral adjunta, Rachel Fitzpatrick, e da public outreach officer, Fabiana Lino, ele esteve na sede do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) e na Reitoria, onde se encontrou com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, com a equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e com professores e pesquisadores da Faculdade de Letras.

“Saio reenergizado dessa visita”, resumiu Bennis, ao lembrar que sua equipe está retomando trabalhos de cooperação com o Brasil após o distanciamento imposto pela pandemia de covid-19. A comitiva esteve inicialmente no BH-Tec com o intuito de conhecer o trabalho lá desenvolvido e avaliar possíveis sinergias com universidades irlandesas. Na sequência, o grupo foi recebido pela reitora Sandra Goulart Almeida. “É a segunda visita do cônsul à UFMG. Esperamos que ela abra outras possibilidades de parceria”, destacou a reitora, que discutiu com a comitiva do consulado aspectos relacionados ao programa Erasmus e a possível oferta de bolsas do governo irlandês a estudantes brasileiros.

A UFMG foi a instituição que mais enviou alunos ao país durante a vigência do Programa Ciência sem Fronteiras (2011-2017). Nos últimos quatro anos, cinco estudantes da Universidade fizeram intercâmbio em universidades irlandesas – três pelo programa Minas Mundi. Em 2020, a UFMG recebeu um estudante irlandês.

Ulysses
O último compromisso do grupo ocorreu na sala de reuniões da Diretoria de Relações Internacionais e teve como tema o centenário da primeira edição de Ulysses, de James Joyce. A Embaixada da Irlanda está promovendo um concurso para reunir, em um mural, representações artísticas da obra-prima do escritor irlandês. A UFMG é uma das 18 universidades envolvidas na empreitada e ficará encarregada da produção da pintura correspondente ao 13º capítulo da obra, intitulado Nausícaa. De acordo com o diretor de Relações Internacionais,  Aziz Saliba, a UFMG também contribuirá com sugestões para construção de uma programação sobre o centenário de Ulysses.