Pesquisa e Inovação

UFMG participa de testes para validação de diagnóstico da covid-19 por amostra de saliva

Pesquisa nacional reúne dados para aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária

A UFMG está realizando testes do método diagnóstico da covid-19 com amostras de saliva. Os exames estão sendo feitos em vários estados do país por laboratórios que integram o Projeto institucional em rede: laboratórios de campanha para testes de diagnóstico da covid-19, com a participação de onze universidades brasileiras.

O método, que utiliza a espectrometria, está em processo de validação da acurácia. Menos invasivo e mais rápido que o RT-PCR, o teste salivar utiliza raios infravermelhos, que incidem sobre as amostras. Posteriormente, elas são analisadas por inteligência artificial.

Para demonstrar que o método de diagnóstico salivar é eficiente, os pesquisadores comparam os resultados dos testes feitos com a saliva com os efetuados pelo método swab nosorofaríngeo (RT-PCR) do mesmo indivíduo. Segundo os dados que foram enviados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o método de diagnóstico salivar tem acurácia de 92%, o que atesta a sua eficiência e qualidade.

Se confirmado que o teste feito com análise da saliva tem eficácia equivalente à do RT-PCR, a técnica será submetida à aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Se for autorizada, a capacidade de testagem brasileira deverá ser ampliada significativamente, de acordo com os pesquisadores do ICB.

Na UFMG, são quatro laboratórios envolvidos na pesquisa: o Nupad (Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico) da Faculdade de Medicina, o laboratório de campanha da Rede Vírus, o Linbio (Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores) da Faculdade de Farmácia e o Laboratório de Genética Celular e Molecular do ICB.

Testes para comunidade da UFMG

Estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos e funcionários terceirizados da UFMG podem fazer o teste para diagnóstico da covid-19 gratuitamente. A testagem inclui a coleta de amostra salivar e por swab, para o RT-PCR. A iniciativa visa obter amostras para comparação e validação da acurácia do teste por espectrometria.

Os testes podem ser feitos mesmo que o indivíduo esteja assintomático. O atendimento é feito das 8h às 12h, no lobby do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) no campus Pampulha. Não é realizado agendamento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lgcmftir@outlook.com.

Equipe: Vitória Fonseca (produção); Otávio Zonatto (edição de imagens); Antônio Soares (imagens); Flávia Moraes e Renata Valentim (edição de conteúdo)