Evento acadêmico

'Terra sob pressão': jornalista ambiental aborda crise climática em palestra on-line

Ver cartaz do evento >

Na quarta-feira, 15 de março de 2023, o encontro mensal do Ciclo Aberto de Encontros da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap) promove a sua 15ª edição, com o jornalista e escritor Sergio Tulio Caldas. Ele vai ministrar, a partir das 19h, a conferência Terra sob pressão, por meio da plataforma Teams. Ouvintes que forem participar pela primeira vez do ciclo devem preencher o formulário eletrônico para registro e acesso ao link da transmissão.

O professor Eduardo Coutinho de Paula, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa), será o moderador da mesa. Henrique Alves Santos, estudante do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PPG-SMARH), será o comentarista.

Sistema interconectado
Para Sergio Caldas, a natureza nunca sofreu tanta interferência humana. "Florestas e áreas verdes, mesmo protegidas por leis, desaparecem, recursos naturais são explorados à exaustão, rios amanhecem poluídos, garimpos avançam sobre terras indígenas, mais e mais agrotóxicos contaminam solos, toneladas sem limites de dióxido de carbono são lançadas na atmosfera. Ações desenfreadas como essas aumentam a temperatura, ameaçando toda forma de vida", explica o jornalista.

A crise climática causa a perda irreparável da biodiversidade, derrete geleiras, agrava a escassez da água, torna mais severos o calor, o frio e as tempestades. A pandemia da covid-19 também é um fator que contribui para a crise ambiental, já que forçou mudança de rotinas e estabeleceu novos hábitos sociais e de higiene. Por isso, o encontro Aesap deste mês propõe instigar reflexões sobre a questão climática e suas implicações com a saúde humana.

"As discussões sobre a emergência climática, antes restritas aos círculos científicos, se estendem cada vez mais, chegando a salas de aula, livros, aplicativos, telas do cinema e da televisão. Alcançam as conversas do dia a dia, mobilizam os povos das florestas, ganham as ruas nas manifestações em defesa do planeta Terra", comenta Sergio. Segundo o jornalista, o sistema ambiental é interconectado: "Uma alteração climática na Amazônia, no Ártico ou em qualquer ponto no globo terá reflexos em algum lugar."

Desafios climáticos
Sergio Caldas lançou, no início deste mês, um livro que trata dos maiores desafios do século atual, como mudanças climáticas, preservação ambiental, pandemias e endemias. Terra sob pressão: a vida e a saúde humana na era do aquecimento global (Moderna, 2023) agrega experiências adquiridas em viagens e conversas com cientistas, como Carlos Nobre, referência internacional em mudanças climáticas. Outro destaque da obra é uma entrevista com o líder indígena Davi Kopenawa, que já denunciava a invasão do garimpo na terra Yanomami, antes de a tragédia vir à tona no início deste ano. Temas explorados no livro serão abordados durante a conferência.

Caldas também é autor de Nas fronteiras do islã (Record, 2002), Água – Precisamos falar sobre isso (Moderna, 2019) e Com os pés na África (Moderna), com o qual conquistou, em 2017, o Prêmio Jabuti, na categoria Didático e paradidático. Outras duas obras de sua autoria foram finalistas do prêmio: Café, um grão de história (Dialeto, 2006) e Terra sob pressão: a vida na era do aquecimento global (Moderna, 2008).

Trajetória
Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Sérgio Tulio Caldas trabalha como escritor, roteirista e diretor de TV. O jornalista costuma viajar para escrever, fazer reportagens e gravar documentários, sempre impulsionado pelo seu interesse na diversidade cultural e meio ambiente.

Sergio já trabalhou no canal National Geographic, escrevendo e dirigindo séries como Nos caminhos de Che e Parques de São Paulo, e em importantes veículos de comunicação do país, como o jornal O Estado de S.Paulo, a revista Veja e as TVs Gazeta, SBT e Record. Foi editor da revista Os caminhos da Terra e dirigiu um programa jornalístico na TV Pública de Angola (TPA), na África, onde morou.

Ciclo Aberto Aesap
O ciclo é um projeto de extensão da UFMG, derivado da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap), do curso de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Seu propósito é promover séries de encontro gratuitas sobre questões ambientais .

Descrição Imagem
Interferência humana nunca foi tão intensa sobre a natureza Foto: domínio público

Palestra on-line Terra em pressão
15º Ciclo Aberto de Encontros da Aesap