Evento cultural

Barro transformado em arte: escultura de artista cuiabana é exposta no Centro Cultural

A exposição Do vazio à borda, da artista Sara Diniz, pode ser visitada pelos frequentadores do Centro Cultural UFMG até 13 de agosto de 2023.

Trata-se de um conjunto de esculturas em que a cerâmica é tratada como um invólucro, e a construção das peças, como um modo de estabelecer uma fronteira-limite ao vazio. “Encarar o vazio como se olha no espelho: com familiaridade. Percorrer seus limites, caminhar pelas bordas, delimitar fronteiras. Envolto de barro, ele que era nada, que não era coisa alguma, passa a existir”, afirma Sara Diniz, que acrescenta: “Moldar uma peça é também criar o vão que ela contém, e esculpir é, portanto, criar a contraforma do mundo"

A exposição, que tem como curador o professor e diretor do Centro Cultural Fabrício Fernandino, integra o projeto Escultura no Centro, que busca valorizar os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

A artista
Natural de Cuiabá (MT), Sara Diniz é ceramista, graduanda em Artes Visuais, habilitação em Escultura pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. Em 2019, integrou a residência artística em cerâmica com o artista Rikio Hashimoto, na cidade de Misato, no Japão, onde participou da exposição coletiva Tris Kartus. Também marcou presença na coletiva Desenvolvimento, montada no saguão da Biblioteca Central em 2022.  Atualmente, participa de projeto de iniciação científica com pesquisa sobre gênero e feminismo na arte latino-americana.

A programação do Centro Cultural pode ser acompanhada no site e em seus perfis nas plataformas sociais (Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Descrição Imagem
Escultura da exposição ‘Do vazio à borda’, em que a cerâmica é pensada como invólucro Foto: Arquivo Centro Cultural UFMG

Exposição: Do vazio à borda, de Sara Diniz