Evento acadêmico

Ciclo on-line sobre retórica e oratória gregas recebe professoras da Grécia e da UnB

As professoras Sandra Rocha, da Universidade de Brasília (UnB), e Myrto Aloumpi, da Universidade de Creta, na Grécia, falarão na terceira sessão do Ciclo de palestras sobre retórica e oratória gregas, na sexta, 16 de junho de 2023, das 9h30 às 11h30, via Zoom. Elas farão, respectivamente, as palestras Oralidade e escrita em Tucídides: por que ainda insistir sobre o tema?Synchronic and diachronic approaches in the study of the history of ideas: the case of philotimia.

Professora de Grego e diretora do Instituto de Letras da UnB, Sandra Rocha lidera o Rhetor – Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Antiga (UnB/CNPq), filiado ao Centre for Oratory and Rhetoric, da Universidade de Londres. Doutora por essa mesma instituição, ela pesquisa e escreve sobre Tucídides, Demóstenes e a recepção da teoria retórica na antiguidade. Outros temas de estudo são a relação entre retórica e historiografia, a história da retórica e as características linguísticas da oratória.

Sobre sua palestra, Sandra explica que a oposição entre língua escrita e língua falada perdeu relevância há muito tempo nos estudos de textos antigos. Há uma série de argumentos que rechaçam essa oposição. “Entretanto, quem estuda grego e lê textos gregos do século 5 a.C. (mais do que os do século 4) se depara frequentemente com problemas gramaticais e discursivos que as gramáticas tradicionais do idioma não explicam. E tudo se resolve com traduções corretas. Trago aspectos da linguagem de Tucídides para essa discussão e, por meio deles, mostro como os próprios conceitos de oralidade e escrita também são culturalmente determinados”, afirma a professora, que integra o Conselho da International Society for the History of Rhetoric.

Myrto Aloumpi graduou-se em filologia grega pela Universidade de Creta e fez seus estudos de pós-graduação na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Lecionou línguas clássicas, literatura e história nas universidades de Oxford, Liverpool (também no Reino Unido) e Creta. Hoje faz pesquisas de pós-doutorado em filologia clássica na universidade grega e integra o Centro de Oratória e Retórica, da Universidade de Londres. A partir de novembro, atuará como bolsista Capes/PrInt no Departamento de Filosofia da Fafich/UFMG.

Myrto vai apresentar, por meio do estudo de caso do conceito de filotimia (amor à honra) na Atenas clássica, observações metodológicas para abordar ideias e conceitos que são moral, social e politicamente importantes quando se quer entender seu lugar no sistema de valores e na ideologia de uma determinada sociedade.

O ciclo é vinculado à disciplina Persuasão em ação: o cânone dos 10 oradores áticos e a demarcação entre filosofia e retórica em Platão, oferecida no Departamento de Filosofia pela professora Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho. A atividade é aberta a qualquer pessoa interessada em retórica e áreas próximas. Inscrições para participar (e receber certificado) podem ser feitas até sexta, 16, às 7h, em formulário específico.

Descrição Imagem
Cena do sacrifício, na tragédia 'Ifigênia', de Eurípides, em que um dos sentidos de filotimia é mencionado. Detalhe de afresco de Pompeia, hoje no Museu Nacional de Nápoles Imagem: Dominio público