Defesas públicas

Defesas de tese e dissertação

Defesa de tese

Título: Reforma Gibelina: O Concílio Vaticano II à luz da Filosofia do Estado e da Filosofia da Cultura
Autor: Cezar Cardoso de Souza Neto
Programa: Programa de Pós-graduação em Direito
Local: Sala da Congregação

Banca:
José Luiz Borges Horta (UFMG)
Carlos Eduardo de Abreu Boucault (Unesp - Franca)
Jose de Magalhaes Campos Ambrosio (Universidade Federal de Uberlândia)
Joaquim Carlos Salgado (UFMG)
Karine Salgado (UFMG)
Philippe Oliveira de Almeida (Universidade Federal de Santa Catarina) - Suplente
Paulo Roberto Cardoso (UFMG) - Suplente

Defesa de dissertação

Título: Método para detecção automática de inversão de eletrodos em eletrocardiogramas
Autor: Ted do Prado Amaral
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Local: Escola de Engenharia - Sala 2419

Banca:
Alessandro Beda - Orientador (Delt (UFMG))
Henrique Resende Martins - Coorientador (DEE (UFMG))
Antonio Luiz Pinho Ribeiro (Departamento de Clínica Médica (UFMG))
Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes (Delt (UFMG))
Danilo Barbosa Melges (DEE (UFMG)) - Suplente
Nadja Cristinne Silva Carvalho (Pneumologia (USP)) - Suplente

Resumo:

Exames de eletrocardiograma (ECG) são amplamente utilizados na prática clínica devido à facilidade de realização e alta relevância médica para diagnóstico de patologias. A ocorrência de troca no posicionamento dos eletrodos em um ECG pode levar ao erro ou impossibilidade de diagnóstico. Esse problema apresenta maior impacto no cenário de Telemedicina, onde a distância entre a fase de aquisição e a análise das informações é um fator crítico, nesse contexto, um exame que apresente informações não significativas gera perdas financeiras, operacionais e sociais pois o paciente deverá se submeter novamente à etapa de coleta. Este trabalho apresenta um método para a detecção automática de inversão de eletrodos em ECGs, baseado na quantificação da assimetria da distribuição de probabilidade do sinal de ECG. A performance do algoritmo foi avaliada através de análise estatística utilizando conceitos de sensitividade, especificidade e erros de falsos positivos e falsos negativos. O método foi testado em uma base de dados fornecida pela Rede de Telessaúde de Minas Gerais contendo 6967 ECGs clínicos, previamente classificados como: descartados por interferência, descartados por inversão de eletrodos, saudáveis e patológicos. O algoritmo proposto apresenta alto índice de detecção (95%) enquanto limita a quantidade de falsos positivos (<10%), os índices encontrados são competitivos quando comparados com métodos clássicos. Além disso, o algoritmo possui baixo custo computacional, o que viabiliza sua aplicação em hardwares embarcados.

As atividades são abertas ao público

21 de novembro de 2017

UFMG