Evento acadêmico

Exposição de mantos inspirados em Arthur Bispo do Rosário e oficina de fantasias são atrações do primeiro dia da Semana de Saúde Mental

A 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social  da UFMG será aberta nesta terça-feira, 16 de maio, com palestras, musicoterapia, oficinas e conversas sobre democracia, tema escolhido para a edição de 2023.

A primeira atividade ocorre às 10h, na Escola de Enfermagem da UFMG. Serão expostos mantos confeccionados pelos usuários do Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário, da Rede de Atenção Psicossocial de Belo Horizonte, para o desfile do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O visitante também poderá confeccionar, de forma colaborativa, um estandarte com material que será disponibilizado pela coordenação da atividade.

Às 11h, no Seminário T005 do bloco 3 da Escola de Engenharia, a aluna autista Mariana Moreira, do curso de Engenharia Civil, abordará as principais barreiras e os facilitadores de acessibilidade a estudantes autistas no ambiente universitário, com o intuito de conscientizar a comunidade acadêmica sobre inclusão pedagógica e social. As instruções para chegar ao local estão resumidas em vídeo feito por Mariana no YouTube.

Às 14h, ocorrem duas atividades. Na Faculdade de Medicina, localizada no campus Saúde, haverá sessão do filme Loki (2009), sobre o músico Arnaldo Baptista, fundador do grupo Os Mutantes, e roda de conversa, promovidas pelo projeto de extensão MedCine. Na sala 1030 da Escola de Música, será realizada a atividade Musicoterapia para músicos, direcionada a pessoas que tenham ansiedade de performance.

Na sala 414 do CAD 1, a partir das 15h, a psicóloga e professora da pós-graduação da PUC Minas Fernanda Coelho dos Santos Moreira fará palestra sobre o impacto do capacitismo na saúde mental das pessoas com deficiência.

Fantasias para a luta
A oficina Produção das fantasias da luta antimanicomial – 18 de maio será realizada na arena da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), às 16h. A atividade foi elaborada pela comissão gestora do Centro Acadêmico de Psicologia juntamente com o projeto de extensão COMInsPiração. O intuito é definir a intervenção da Psicologia da UFMG no desfile da luta antimanicomial.

Às 17h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), haverá roda de conversa e exibição do filme Comunidades terapêuticas. O filme foi produzido pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e pela Frente Mineira Sobre Drogas e Direitos Humanos. Os convidados para a roda são Guilherme Fernandes de Melo, graduado em história e mestrando no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG, e Andreza Alves, membro do Comitê Estadual de Reforma Psiquiátrica e da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.

Para encerrar o dia, às 18h será realizada mesa-redonda com o tema Rompendo as fronteiras do saber Psi: diálogos interprofissionais no cuidado em saúde mental, na Arena da Fafich. A mesa foi idealizada pelo coletivo de estudantes de Psicologia com a proposta de promover um espaço diverso para que graduandos da área e de outros cursos, profissionais e professores possam compartilhar desafios e perspectivas para o cuidado em saúde mental. Representantes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Belo Horizonte participarão da discussão.

Veja a programação completa da Semana.

Descrição Imagem
Musicoterapia para pessoas com ansiedade de performance é uma das atividades do dia Foto: Lucas Braga | UFMG

Primeiro dia da 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social
Data: 16 de maio de 2023
Evento gratuito

Exposição artística cultural interativa “Mantos do Arthur, arte, cultura e saúde mental”.
Local: Escola de Enfermagem da UFMG

Lugar de autista é na UFMG
Horário: 11h
Local: Seminário T005 do Bloco 3 da Escola de Engenharia