Evento cultural

Hoje, às 12h30: Conservatório UFMG recebe ‘Festival internacional de corais’

Como parte da programação do Festival internacional de corais, o Coro em Canto e o Bora Cantar se apresentam no Conservatório UFMG nesta quarta-feira, 1º de novembro, às 12h30. Os coros são regidos por Águeda Pereira e Ana Zuleima Luscher. O evento é gratuito e aberto ao público geral.

Criado em 2010, o Coro em Canto tem direção musical e coordenação vocal de Águeda Pereira. Em sua trajetória, tem acolhido mulheres de diferentes faixas etárias com disponibilidade de tempo para ensaios, momentos de formação e apresentações. As pessoas que participam do coro são diferentes em idade, gênero, raça e escolaridade. Por ser diverso, ele se modifica seguindo o fluxo da vida de cada um. Sua formação atual é de sete mulheres na faixa etária de 45 a 80 anos, advindas de diversas regiões de Belo Horizonte e cidades vizinhas.

O repertório do Coro em Canto é composto, em sua maioria, de canções da MPB. O grupo ensaia aos sábados, das 14h às 16h, nas instalações do Centro Cultural Salgado Filho, situado na rua Nova Ponte 22, no bairro Salgado Filho. O coro tem apresentado músicas de compositores mineiros e baianos, e também composições de Águeda Pereira. Suas apresentações são em teatros, praças, centros de saúde, asilos, parques, escolas, universidades, hospitais, entre outros espaços.

O Bora Cantar é um coro inclusivo que nasceu em 2017 e segue o princípio de não rejeitar ninguém, seja criança, pessoa com deficiência, idoso, adulto, brasileiro ou estrangeiro. O propósito é fazer da música, especialmente a MPB, uma ferramenta para a interação das pessoas no grupo e no canto coral. O coro tem o apoio do Conservatório UFMG, que cede espaço para ensaios toda quarta-feira, das 14h30 às 16h30, e também do Fundo Municipal de Cultura, que lhe concede apoio financeiro. As apresentações do grupo ocorrem em diversos lugares da cidade de Belo Horizonte, como centros culturais, praças públicas, escolas, hospitais, eventos relacionados a pessoas com deficiência, entre outros.

Descrição Imagem
Com repertório de obras da MPB, Coro em Canto e Bora Cantar se apresentam no evento Fotos: Águeda Pereira (acima) e Brenda Melo (abaixo)

Festival internacional de corais com Coro em Canto e Bora Cantar
Data: 1º de novembro de 2023