Evento cultural

Pianista norte-americano faz concerto de jazz contemporâneo no Conservatório

O pianista norte-americano Michael Eckroth apresenta, nesta quinta-feira, 30 de agosto de 2023, no Conservatório UFMG, o concerto Caminhos para a liberdade no jazz contemporâneo. Ele será acompanhado pelo baixista Eneias Xavier, pelo baterista André Limão e pelo guitarrista Magno Alexandre. Além de composições próprias, estão no repertório peças de Wayne Shorter e Antônio Carlos Jobim. O evento, com início às 19h30, é gratuito e aberto ao público.

Em 2023, Michael recebeu uma bolsa Fulbright para desenvolver seu trabalho de gravação, composição e performance em Belo Horizonte. Entre as atividades, que seguem até 2024, uma será realizada na UFMG. Para ele, o jazz contemporâneo resgata a programação deliberada de elementos do free jazz, que assegura certa improvisação e propicia o distanciamento de estruturas tradicionais.

Trajetória
Pianista e tecladista, Michael Eckroth é um artista ativo em Nova York e no mundo. Ele já trabalhou com músicos icônicos do jazz, como John Scofield, Ron McClure, Eliot Zigmund e Paul McCandless. Interessado em ritmos latino-americanos, Michael participou de um álbum de música cubana da Orquesta Akokan, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy. Ele também é PhD pela New York University e, atualmente, é professor de jazz music na Florida International University.

Além de liderar sua banda, Michael colidera o grupo cubano Mambo Orquesta Akokan e colabora com outros grupos, como o La Voz de Três, com Jason Ennis e Natalia Bernal, e o DEFtrio, com o guitarrista Greg Diamond. O próximo trabalho da banda será lançado no fim deste ano.

Descrição Imagem
Michael Eckroth desenvolve projetos de gravação, composição e performance em Belo Horizonte Foto: Creative Commons | CC BY-SA 4.0

Concerto: Caminhos para a liberdade no jazz contemporâneo, com Michael Eckroth
Data: 31 de agosto de 2023