Evento acadêmico

Primeiro 'Ceale debate' do ano discute alfabetização de crianças no pós-pandemia

Ver cartaz do evento >

A alfabetização de crianças no pós-pandemia será discutida na primeira edição do Ceale debate de 2023, agendada para esta terça-feira, 28 de março, às 19h. As professoras convidadas são Maria do Socorro Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e Maria Silvestre, da Rede Municipal de Araripe, no Ceará.

O evento será transmitido pelo canal do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) no YouTube. Os certificados emitidos para quem preencher o formulário durante a live ficarão disponíveis no site do Centro.

Pesquisa nacional
No encontro on-line, serão apresentados resultados de uma pesquisa nacional do AlfaRede, coletivo coordenado por Maria Macedo, que acompanha a alfabetização de crianças desde o começo da pandemia, em 2020. "Após o primeiro balanço sobre a alfabetização no ensino remoto emergencial, a AlfaRede voltou-se para a investigação do que ocorreu e está ocorrendo com a alfabetização no período pós-pandemia", informa o texto de divulgação do evento.

Quais as principais dificuldades enfrentadas por docentes, qual o perfil de aprendizagem das crianças após quase dois anos afastadas da escola presencial, como as professoras e as redes de ensino enfrentam o desafio de alfabetizar crianças, como as tecnologias continuam presentes no ensino e como está a frequência das crianças são questões analisadas pela pesquisa por meio de dados quantitativos e qualitativos coletados em estados brasileiros de todas as regiões.

Trajetórias
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo é doutora em educação pela UFMG, com estudos de pós-doutorado na University of London, Goldsmits University of London e no King's College, na Inglaterra, e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ela coordena o Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguaguem e Colonialidade (Gpeale) e a AlfaRede (Rede de Pesquisa em Alfabetização). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf).

Maria D'Deus Silvestre de Sales é graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia, Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Ela leciona há mais de 15 anos em turmas do ciclo de alfabetização.

'Ceale debate'
O ciclo de conferências do Ceale debate tem periodicidade mensal e é dirigido a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação que tratam do ensino e aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

Descrição Imagem
Pesquisa nacional que acompanha alfabetização de crianças desde 2020 será apresentada na live Foto: Pexels/Pixabay

Ficha técnica

Ceale Debate | A alfabetização de crianças no pós-pandemia: reflexões de uma pesquisa em rede