Evento cultural

Hoje, às 19h: Centro Cultural exibe curta sobre o hipercentro de Belo Horizonte

Uma jovem percebe as transformações do mundo em sua cidade, mas já não sabe qual o seu lugar nessa realidade. Essa é a trama que, por meio do grafite e da dança, Lucas Lobato desenvolve em seu curta-metragem Vivacidade (2020).

Com exibição marcada para esta quinta-feira, 13 de abril de 2023, às 19h, no Centro Cultural UFMG, o filme conta histórias que ocorreram no centro de Belo Horizonte. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos. Após a sessão, haverá uma roda de conversa.

Transformações no centro
As transformações no centro da capital mineira provocadas pela chegada dos grandes grafites nas empenas dos prédios serviram de inspiração para Lucas. “A cidade é feita de formas, cores, elementos sobrepostos em camadas, mas, antes de tudo, de pessoas. A cidade é um espaço social”, afirma o artista.

Segundo Lucas, Vivacidade é um convite para viver a cidade de Belo Horizonte no entrelaçamento entre o audiovisual, a dança e os grafismos urbanos. Ele acrescenta: “As pessoas andam pelo centro da cidade e deixam de observá-lo em seu cotidiano, muitas vezes sem se perceber como parte viva dele.”

Arte urbana
O filme foi gravado entre 2016 e 2017, período marcado pela renovação dos grafismos gigantes no hipercentro de Belo Horizonte, devido às ações do Circuito Urbano de Arte (Cura). Registrando a cidade em movimento, Lucas convidou artistas locais para apresentações inspiradas em algumas dessas obras urbanas.

A composição fílmica desses registros gerou diversos vídeos que estão disponíveis no canal do artista no YouTube, inclusive o curta-metragem Vivacidade, finalizado durante a pandemia. A obra foi selecionada para exibição em quatro festivais internacionais.

Trajetória
Lucas Lobato é fotógrafo e doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFMG. Ele atua como professor na educação básica em escolas públicas de Belo Horizonte e já organizou exposições, como Camadas (2022)Travessia fotográfica (2020-2023), em cidades de Pernambuco e Minas Gerais.

Descrição Imagem
‘Vivacidade’: um convite para viver a cidade de Belo Horizonte Foto: divulgação

Exibição do curta Vivacidade
de Lucas Lobato