Evento cultural

Recital de música de câmara reúne docentes da Uemg e UFMG no Conservatório

Nesta terça-feira, 14 de novembro de 2023, às 19h30, a série Conexões Musicais, do Conservatório UFMG, recebe as musicistas Patrícia Valadão, Miriam Bastos e Camila Pacífico para um recital de música de câmara. O programa reúne obras de Villa-Lobos, Schumann, Friedman, Mussorgsky e Meinders.

Camila Pacífico foi escolhida, em 2021, como artista revelação em Belo Horizonte, participou da Verbier Festival Orchestra, com turnês pela Ásia, Estados Unidos e diversos países europeus. Em 2007 e 2008, realizou turnê pelo Brasil, México, Argentina e Grécia com grupo de câmara selecionado pela Verbier Orchestra. Como camerista, apresentou-se no Palácio de Versalhes, na França, na abertura do Ano do Brasil na França. Desde 2017, Camila é professora de violoncelo na Uemg.

Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, natural de Ipatinga (MG), integra o quadro de professores na Escola de Música da UFMG desde 2011. Como cravista, atuou pelas orquestras Sinfônica de Minas Gerais, Filarmônica de Minas Gerais, Sesiminas e Filarmônica de Cuiabá. Como pianista camerista, ela realiza intenso trabalho junto a cantores e instrumentistas  diversificados em importantes salas de concerto do Brasil e exterior.

Miriam Bastos, nascida em Belo Horizonte, atua, desde 1996, como docente na Uemg. Como camerista, ela se dedica à investigação e divulgação do repertório de música brasileira. Participou de recital na Sérvia e ministrou palestra sobre música brasileira na Universidade de Buenos Aires.

Parte I
A) Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Pequena Suíte
1- Romancette
2- Legendária