Evento acadêmico

Segunda, às 9h: aula magna de Cármen Lucia, do STF, será on-line

Com o tema Direito e literatura: uma análise interdisciplinar da realidade brasileira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia Antunes Rocha ministrará aula magna nesta segunda-feira, 4 de abril de 2022,  a partir das 9h. O evento contaria com a presença da ministra no auditório Máximo, na Faculdade de Direito, mas, em razão de compromissos profissionais, ela fará sua conferência de Brasília, com transmissão pelo canal da Faculdade de Direito no YouTube.

“É comum que a ministra Cármen Lúcia faça uso de figuras e de contextos literários em seus argumentos orais e escritos no STF. Sua palestra na UFMG, portanto, vai transitar pelas conexões entre direito e literatura”, comenta a vice-diretora da Faculdade de Direito, Mônica Sette Lopes.

Iniciativa do Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), a aula magna terá como debatedora a professora da PUC Minas Márcia Morais, egressa da Faculdade de Letras da UFMG.

Mestre em Direito pela UFMG, a ministra recebeu, em 2016, a Medalha de Honra, concedida a ex-alunos de destaque. Na ocasião, ela declarou que sua conduta profissional, considerada rigorosa, foi inspirada na atuação de seus professores na Faculdade de Direito.

Quatro anos depois, Cármen Lúcia participou do ciclo de conferências Tempos presentes, em que discorreu sobre o tema Universidade, democracia e liberdade de expressão.

Descrição Imagem
Ministra Cármen Lúcia em audiência no STF, corte que presidiu de 2016 a 2018 Arquivo STF