Evento acadêmico

Simpósio internacional subjetividade e cultura digital

Os impactos da cultura digital nas subjetividades serão objeto de discussão em evento na UFMG, que será realizado no Centro de Atividades Didáticas de Ciências da Vida (CAD 1), campus Pampulha. O 1º Simpósio internacional subjetividade e cultura digital, que discutirá o tema 'O corpo e a virtualidade', é promovido pelos programas de pós-graduação em Psicologia da UFMG e da PUC Minas.

O evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes campos do saber. A programação contém mesas-redondas interdisciplinares, conferências, apresentações artísticas e lançamento de livros, incluindo Juventude e cultura digital, organizado por Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel e Vanina Costa Dias, também organizadoras do simpósio, e Uma breve história da adolescência, de David Le Breton. Professor de sociologia e antropologia na Universidade de Strasbourg, na França, Breton é autor de obras sobre o corpo traduzidas para várias línguas.

Outra convidada é a professora Cristina Ponte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Autora de diversos livros, ela coordena a rede de pesquisa Global kids on-line, que reúne pesquisadores de 33 países e investiga as experiências de crianças e jovens na internet.

Mais informações estão disponíveis no site do grupo de pesquisa Além da Tela, que promove o evento.