Evento cultural

Astronomia, baralho em Libras e show de berimbaus movimentam Espaço do Conhecimento

O Espaço do Conhecimento UFMG vai realizar, neste sábado, 11, atividades destinadas a públicos diversos. Oficina para pessoas que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais, encontro de educadores e uma apresentação musical compõem a programação.

Durante a manhã, das 9h às 12h, ocorre a primeira reunião do ano do AstroEduca. O encontro do grupo de formação contínua em astronomia começará com visita guiada e exibição da sessão comentada Marcações do tempo. Em seguida, os professores participam da elaboração de oficinas e roteiros de visita ao Planetário. O objetivo é que, ao longo de 2017, os participantes aprendam a programar sua própria sessão, usando recursos disponíveis no sistema de projeção.

O grupo realiza reuniões sempre nos segundos sábados de todo mês. Cada encontro exige inscrição própria para uma atividade específica, como palestras e oficinas relacionadas à educação em astronomia. As reuniões são abertas ao público, mas, para participar, é preciso preencher formulário disponível on-line.

Em edição especial do Sábado com Libras, que começa às 10h, os integrantes do projeto Librário promoverão uma imersão em materiais didáticos inclusivos. Na oficina, gratuita, os participantes vão conhecer e aprender como funcionam os jogos de baralho em língua de sinais, Librário Geral e Librário da Arte. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail librariodaarte@hotmail.com, com o assunto da mensagem Inscrição Oficina.

O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português. Há, também, uma versão virtual que pode ser baixada gratuitamente em celulares e computadores. O projeto foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Fechando a programação, às 17h, ocorre o lançamento do projeto Multiverso, com a apresentação do grupo Arcomusical Brasil. Composto de ex-alunos e alunos da graduação e do mestrado da UFMG, o conjunto cria nova proposta para um grupo de berimbaus afinados, misturando tradição popular brasileira com a música de câmera, o que resulta em sons inovadores.

O conjunto nasceu depois que os integrantes participaram, em 2015, de seminário sobre berimbau ministrado pelo professor e percussionista norte-americano Gregory Beyer, idealizador do projeto Arcomusical nos Estados Unidos, que incentivou a formação do grupo no Brasil.
O projeto Multiverso abrigará no terraço do Espaço do Conhecimento, sempre aos sábados, de março a agosto, variadas expressões culturais, como música, dança, performance e contação de histórias.

Mais informações sobre as atividades podem ser encontradas no site ou na página do Espaço no Facebook

Descrição Imagem
Integrantes do grupo Arcomusical Brasil: mistura entre ritmos brasileiros e música de câmera Divulgação