Evento acadêmico

Sexta, às 14h: desfile de uniformes integra comemorações dos 90 anos da Escola de Enfermagem

Professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem participarão de um desfile de réplicas de uniformes, datados da década de 1930 aos dias atuais, na sexta-feira, dia 23 de junho de 2023, a partir das 14h, no auditório Maria Sinno. A atividade integra a programação dos 90 anos da unidade, localizada no campus Saúde.

Segundo a professora Fernanda Batista Oliveira Santos, coordenadora do Centro de Memória da Escola de Enfermagem (Cemenf), os uniformes estão relacionados à formação de uma identidade de grupo. No contexto da saúde, eles cumprem uma função notável, que reverbera o cuidado com o profissional (segurança do trabalhador) e com o paciente (segurança do paciente).

"O uniforme também conta sobre a moda e a cultura de uma época, por ser um elemento marcante. O seu estudo possibilita identificar questões de ordem prática, como sua funcionalidade e o avanço tecnológico dos tecidos, contribuindo para acessarmos a história dos atores sociais que os vestiram e, assim, compreender a história do que hoje somos e usamos”, observa Fernanda Santos, que organizou a mostra, em parceria com Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense, docente da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pioneirismo
Em seguida ao desfile, a professora aposentada Geralda Fortina dos Santos ministrará palestra sobre os primeiros 35 anos da então Escola de Enfermagem Carlos Chagas. Ela vai resgatar a memória afetiva e histórica da primeira escola estadual de enfermagem no país (e primeira a diplomar religiosas) até a conquista, em 1968, do status de unidade autônoma integrada à Universidade Federal de Minas Gerais, ganhando a denominação de Escola de Enfermagem da UFMG.

Descrição Imagem
“Em cima desse vestido você tinha um avental de cretone engomado, que tinha uma aba, aqui ele tinha um peitinho, como mais ou menos aqueles escapulários de freiras, e essas alças cruzavam atrás com dois botões aqui, e esse avental amarrado”. Descrição dos uniforme feita pela egressa Ana Lúcia Magela Resende, formada em 1964 Foto; acervo do Centro de Memória da Escola de Enfermagem/UFMG

17 a 23 de junho de 2023

Auditório Maria Sinno