Evento cultural

Terça, às 19h30: música de câmara em piano e violino é atração no Conservatório UFMG

Alice Belém e Tiago Ellwanger vão combinar piano e violino em concerto de música erudita no Conservatório UFMG, nesta terça-feira, 12 de setembro de 2023, com início às 19h30. Novas sonoridades: repertório para violino e piano do século XX reúne obras de compositores brasileiros e europeus como Aram Khachaturian, Almeida Prado e Olivier Messiaen. A entrada é gratuita e aberta ao público geral.

A proposta dos músicos é ampliar a escuta de um repertório pouco acessível por meio de estratégias que contribuam para maior aproximação e interesse pela produção contemporânea. Formado em 2018, o duo executa peças brasileiras e latino-americanas para a formação de violino e piano.

Trajetórias
Alice Belém é pianista com ampla experiência nos repertórios solo e camerístico, professora de piano, música de câmara e interpretação da música contemporânea na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Fez recitais em diversas salas brasileiras e na Alemanha. Em 2008, Alice foi solista da Orquestra de Câmara do Sesi Minas, sob regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond, e, em 2010, da Orquestra de Câmara da Pró-Música, sob a regência de Nelson Nilo Hack. Alguns dos projetos dos quais já participou são o Festival de Maio, o Belo Cello Festival, o Verão Arte Contemporânea, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, o Projeto Composição em Foco, o Aufbruch: Wege in die Moderne e o Departure 4, em Colônia, e a 8ª Bienal internacional de música eletroacústica de São Paulo.

Tiago Ellwanger é violinista, professor da UEMG e já lecionou na UFMG, no Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), no Sistema de Orquestras da Guatemala, na University of Wisconsin–Milwaukee (UWM, EUA), nos festivais de música de Maringá e Manaus. Membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2010, Tiago tem extensa experiência camerística e orquestral adquirida em sinfônicas de Porto Alegre, da Universidade de Caxias do Sul, de Green Bay e de Sheboygan, nos Estados Unidos, e da Orquestra Jovem das Américas.

Ele também integrou o Leonard Sorkin Institute of Chamber Music, a Fine Arts Quartet e o Mendelssohn Quartet. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na classe de Hella Frank, Tiago foi bolsista da Fundação Vitae e estudou com Eliane Tokeshi. Conquistou o título de mestre pela UWM e concluiu o Artist Diploma pela University of Tennessee, Knoxville (UTK, EUA). O violinista teve aulas com Judith James, Bernard Zinck e Mark Zelmanovich.

Programa:
Chant poem, op.19 (1929) – Aram Khachaturian
Cantus mobiles (1966) – Almeida Prado
Kleine Sommermusik (1985) – Peteris Vasks
Tema e variações (1932) – Olivier Messiaen
Sonâncias II (1981) – Edino Krieger
Recitativo e Arioso (1951) e Subito (1992) – Witold Lutoslavski

Descrição Imagem
Pianista Alice Belém e violinista Tiago Ellwanger tocam Aram Khachaturian, Almeida Prado e Olivier Messiaen, entre outros Fotos: Tatiana Bicalho (esq.) e Alexandre Rezende

Concerto Novas sonoridades: repertório para violino e piano do século XX
de Alice Belém e Tiago Ellwanger
Data: 12 de setembro de 2023