Evento acadêmico

Terceiro dia da Semana do Conhecimento tem entrega do Grande Prêmio UFMG de Teses e mostras de graduação, pesquisa e extensão

Nesta quarta-feira, 25 de outubro de 2023, terceiro dia da Semana do Conhecimento UFMG 2023, os destaques são o início da Semana da graduação, do Encontro de extensão e da Semana de iniciação científica, que ocorrem no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3), campus Pampulha.

À noite, a partir das 19h, no auditório da Reitoria, ocorre a cerimônia de entrega do Grande Prêmio UFMG de Teses 2023, atividade organizada pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG). Durante a cerimônia, serão anunciadas as três melhores teses desenvolvidas na UFMG em 2022, uma em cada grande área: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Neste ano, 62 teses concorrem ao Grande Prêmio.

Evento que deu início à Semana do Conhecimento UFMG, a Semana de iniciação científica, realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), chega à 32ª edição, com atividades realizadas, ao longo do dia, no CAD3. No mesmo local, também ocorrem as apresentações do 13º Seminário de iniciação científica júnior.

Ao longo do dia, o CAD3 recebe também a 27ª Semana da graduação, na qual serão expostos projetos desenvolvidos nos programas de bolsas acadêmicas, vinculados à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e o 26º Encontro de extensão, que tem o objetivo de divulgar as atividades de extensão desenvolvidas no âmbito da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Inclusão, acessibilidade e outras atividades
O Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1) recebe o 8º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa), promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Ao longo do dia, serão apresentados trabalhos desenvolvidos no âmbito de projetos apoiados pelo Pipa. Os participantes também terão a oportunidade de discutir, com a comunidade acadêmica, assuntos relacionados à acessibilidade e à inclusão na Universidade.

Nesta quarta-feira, prossegue, também no CAD3, o 6º Encontro de mobilidade internacional da UFMG, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), pela manhã e ao longo da tarde. No auditório 106, o público pode acompanhar o segundo dia de atividades da Mostra de infraestruturas institucionais de pesquisa, que integra a ExpoLab UFMG, iniciativa que busca aproximar o ambiente acadêmico, com foco em pesquisa e inovação, e o público externo.

Ao longo do dia, também haverá uma série de atividades em unidades da UFMG. A lista pode ser consultada no site da Semana do Conhecimento, onde também estão as informações sobre inscrições.

Vitrine
Espécie de vitrine da produção científica da Universidade, a Semana do Conhecimento UFMG reúne a Semana de iniciação científica, o Seminário de iniciação científica júnior, o Encontro de extensão, a Semana de graduação e a Jornada de apresentação do conhecimento produzido pelos servidores técnico-administrativos em educação

A programação conta também com o Encontro de mobilidade internacional, com o Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade e com a mostra virtual Pesquisa e extensão na Rede de Museus. O evento segue até a próxima sexta-feira, 27. Leia mais sobre a Semana do Conhecimento em reportagem publicada no Portal UFMG.

Descrição Imagem
. Divulgação