Evento cultural

Trio ensina como tocar Piazzolla e faz show de tango no Conservatório nesta sexta

Uma masterclass sobre a obra de Astor Piazzolla e um show de tango estão na programação desta sexta-feira, 1º de setembro de 2023, do Conservatório UFMG. As duas atividades reunirão o músico argentino Camilo Córdoba e o Ensemble 22, grupo formado por Lysandre Donoso e Pablo Woiz. Ambas são gratuitas e abertas ao público.

Às 15h30, Camilo e Ensemble 22 ensinarão como alcançar uma interpretação estilisticamente correta do tango e da música de Astor Piazzolla. Para participar, é recomendável certo conhecimento de notação musical. Às 20h, os músicos vão apresentar um show de tango em que o estilo é fundido com outros ritmos latino-americanos, com influências modernas e do jazz. O trio se apresentou nesta semana, no campus Pampulha, no âmbito do projeto Quarta doze e trinta.

Tango mudado
O programa do espetáculo é uma prévia do próximo álbum de Camilo, Será mañana, no qual o músico explora um período de mudança radical na história do tango, ocorrido na década de 1950. Os espectadores poderão desfrutar das obras-primas de Astor Piazzolla e outros compositores contemporâneos, como Horacio Salgán e Leopoldo Federico. O Ensemble 22 também apresentará peças de compositores atuais, com o intuito de proporcionar uma experiência única e renovada da música argentina.

Trajetórias
Camilo Córdoba, músico profissional desde 2000, dedica-se à música ao vivo com diferentes grupos de tango, conjuntos musicais latino-americanos e grupos de outros gêneros. Entre as distinções já recebidas estão a de Interesse Cultural e Artístico, do Ministério da Cultura da Argentina, e a de Embaixador do Patrimônio Cultural, concedido pelo Ministério das Relações Exteriores e Turismo do seu país. De 2017 a 2020, Camilo colaborou como consultor musical latino-americano para o Bozar – World Music Department, em que apresentou, como curador, o ciclo 100 anos de tango, durante a temporada 2018-2019. Entre seus projetos mais conhecidos estão Violentango, Sonico e Quinteto ensueños.

O bandoneonista Lysandre Donoso participou da Orquestra do Capitólio de Toulouse e da Orquestra Nacional da França, além de vários projetos europeus. Ele estudou com Hervé Esquis, William Sabatier, Per Arne Golrvigen, Gustavo Beytelmann, Víctor Villena e Leo Vervelde, entre outros. Lysandre tocou na Orquestra Silbando, no Quinteto Emedea, no Roulotte Tango, na Grande Orquestra de Juan José Mosalini, no Quarteto Caliente e na Orquestra Silencio. O músico tem experiência na cena teatral com a companhia Art Toupan e nas óperas A ascensão e queda da cidade de Mahagonny, junto à Orquestra do Capitólio de Toulouse, e Ópera dos três vinténs, exibida no Théâtre Déjazet, em Paris.

Pablo Woiz é pianista, arranjador e compositor. Atualmente, dedica-se aos projetos Pablo Woiz & Milonga Roots, uma fusão experimental em que explora as origens da música do Rio da Prata, e Traditional tango trio e quintet, que presta homenagem ao valor fundamental da dança. Pablo já trabalhou com Noelia Tomassi, Juan José Mosalini, Luis Stazo, Julia Zenko, Alfredo Marcucci, Quique Sinesi, Alberto Podestá, Osvaldo Montes e Anabella Zoch. Ele fez parte do espetáculo Tango pasión ao lado do vencedor do Grammy Luis Stazo e do sexteto de Gabriel Merlino.

Descrição Imagem
Lysandre Donoso, Camilo Córdoba e Pablo Woiz mesclam o tango com outros ritmos Foto: Camila Berrio

Ficha técnica

Masterclass: Como obter uma interpretação estilisticamente correta do tango e da música de Astor Piazzolla, com Camilo Córdoba e Ensemble 22
Horário: 15h30

Show de Camilo Córdoba e Ensemble 22
Horário: 20h

Data: 1º de setembro de 2023
Local: Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte)


Serviço

1 de setembro de 2023

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Conservatório UFMG