Evento cultural

Palestra sobre a viola marca retomada do projeto ‘Viva música’ nesta quarta

Viola ou viola? Contextos a partir da história, sociologia, linguística e organologia dos cordofones ocidentais é o tema da palestra que marca o retorno do projeto Viva música. Conduzida por João Araújo, a conversa está marcada para quarta-feira, 23 de agosto de 2023, às 17h20, no Auditório Fernando Mello Vianna, na Escola de Música da UFMG.

O projeto é dedicado à celebração da diversidade musical e à promoção do aprendizado musical de qualidade. Criado em 2002, engloba um conjunto de atividades como palestras e concertos semanais abertos ao público, gravação em áudio e vídeo das atividades disponibilizada no canal da iniciativa no YouTube e disciplina ofertada na graduação da Escola de Música e como Formação Livre para toda a comunidade acadêmica.

A programação deste ano terá oficinas interativas e palestras com profissionais experientes, networking com entusiastas e profissionais da área musical, apresentações de diversos gêneros musicais e exposições relacionadas à história da música e instrumentos.

Trajetória
Natural de Contagem, Minas Gerais, João Araújo é músico, produtor, gestor cultural e pioneiro mundial em ações pelo reconhecimento da viola como patrimônio artístico. Autor e intérprete de 14 CDs, quatro DVDs e seis EPs, já se apresentou em 12 estados brasileiros e quatro países europeus. Como produtor e gestor cultural, dirigiu mais de 100 projetos e, como pesquisador, escreveu a monografia Linha do tempo da viola no Brasil e os livros João Pança (2012) e A chave do baú (2022).

Descrição Imagem
João Araújo é reconhecido por sua atuação em defesa do reconhecimento da viola como patrimônio artístico Foto: Helen Lopes

Ficha técnica

Concerto Viola ou viola? Contextos a partir da história, sociologia, linguística e organologia dos cordofones ocidentais