Institucional

Boletim destaca clássico da literatura ambiental lançado no Brasil pela Editora UFMG

‘Almanaque de um condado arenoso’, de Aldo Leopold, faz crítica contundente ao caráter devastador da intervenção humana sobre os ecossistemas

Capa da edição 2.074 (com ilustração de Charles W. Schwartz)
Capa da edição 2.074 (com ilustração de Charles W. Schwartz) Reprodução

Publicado pela primeira vez há 70 anos, Almanaque de um condado arenoso e alguns ensaios sobre outros lugares, do filósofo estadunidense Aldo Leopold, é uma obra fundamental para compreender a crise ambiental contemporânea. O livro, que acaba de ser lançado no Brasil pela Editora UFMG, é tema da reportagem de capa da edição 2074, do Boletim UFMG, disponível apenas em versão digital.

A edição também destaca outro livro recém-lançado pela Editora, Mais médicos: as vozes dos atores e os impactos do programa na atenção básica à saúde, organizado pela professora Helcimara Telles, e mostra os impactos das ações de urbanização do programa Vila Viva, da Prefeitura de Belo Horizonte, sobre a redução das taxas de homicídio.

Leia o conteúdo do número, que também está disponível em formato PDF.

O desafio da acessibilidade em uma sociedade inacessível
Artigo do estudante Matheus Viana, do curso de Letras Bacharelado/Produção Editorial da Faculdade de Letras.

Diante do juiz
Pesquisa do Crisp registra avanços propiciados, em BH, pelas audiências de custódia, que se destinam a reduzir prisão provisória e a coibir abusos da polícia.

Ética forjada no condado arenoso
Editora UFMG lança no Brasil clássico de Aldo Leopold, filósofo ambiental que é referência internacional no campo da conservação e da preservação.

Urbanização preserva vidas
Pesquisa da Medicina demonstra que taxas de homicídio caíram em favelas de Belo Horizonte favorecidas pelas ações do Programa Vila Viva.

Apoio à pesquisa
O Instituto Serrapilheira lançou chamada pública de apoio à pesquisa científica para selecionar até 24 jovens pesquisadores com projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática.

Vínculos mais humanizados
Livro publicado pela Editora UFMG dá voz aos atores envolvidos no Programa Mais Médicos.