Pesquisa e Inovação

'Aqui tem ciência', da UFMG Educativa, destaca pesquisas desenvolvidas por mulheres

Pelo terceiro ano, os episódios de março do programa focalizam estudos com recorte de gênero

Durante o mês de março, os quatro episódios do Aqui tem ciência, programa da Rádio UFMG Educativa que divulga teses e dissertações defendidas na UFMG, serão dedicados a pesquisas sobre mulheres e feitas por mulheres. A série especial, que vai ao ar a partir de segunda-feira, 7 de março, é produzida pela jornalista Alicianne Gonçalves.

A transmissão da violência doméstica entre gerações de uma mesma família e a trajetória de vitimização entre mulheres são tema do primeiro dos quatro episódios especiais. A pesquisa foi desenvolvida por Angélica Pereira dos Santos, em seu mestrado no Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFMG.

Angélica Pereira dos Santos estudou a transmissão da violência doméstica entre gerações de uma mesma família.
Angélica Pereira estudou a transmissão da violência doméstica entre gerações de uma mesma família (Acervo pessoal)

O segundo episódio, que será veiculado no dia 14 de março, vai abordar uma pesquisa sobre os fatores de risco para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) entre mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família. É a tese de doutorado de Quéren Hapuque de Carvalho, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG.

No terceiro programa da série, em 21 de março, serão focalizadas as relações entre organizações religiosas e trabalhadoras sexuais da região da Rua Guaicurus, em Belo Horizonte. O trabalho de doutorado de Clara Luisa Oliveira Silva foi defendido no Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da UFMG.

No quarto e último episódio da série, no dia 28 de março, o tema será a dissertação de Kyze Lino Quintela, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular da UFMG. Ela avaliou sintomas ansiosos em mulheres gestantes e puérperas com Transtorno Depressivo Maior.

O Aqui tem ciência destaca estudos desenvolvidos na UFMG em todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta resultados de trabalho de uma pesquisadora ou um pesquisador da Universidade. O programa fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM ou pelo site da Rádio, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.

Séries anteriores
Ouça os episódios especiais veiculados em março de 2021 e março de 2020. Com recorte de gênero, os programas também destacaram pesquisas feitas por mestras e doutoras pela UFMG:

Episódio 56 - Discriminação de gênero na contabilidade
Episódio 57 - Como é a rotina de enfermeiras obstétricas?
Episódio 58 - Pesquisa problematiza visão capacitista do Direito sobre a mulher com deficiência
Episódio 59 - Professoras negras de língua inglesa têm legitimidade questionada
Episódio 60 - Por que meninas evitam as aulas de educação física?

Episódio 30 - Mulheres no tráfico de drogas: vítimas ou culpadas?
Episódio 31 - Como é ser reitora em uma universidade?
Episódio 32 - A vida de mães de crianças com Zika vírus
Episódio 33 - Como as mulheres aparecem na capa da Revista TPM?
Episódio 34 - Como o gênero influencia nossas decisões sobre o transporte?