Notícias Externas

UFRJ promove plenária em defesa do Museu Nacional e da universidade pública

Aberto ao público, encontro será na manhã desta quinta, em frente ao prédio da instituição

Museu
Museu Nacional: proposta de autonomia e financiamento permanentesTania Rego / Agência Brasil

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove nesta quinta-feira, 6, plenária pública em defesa do Museu Nacional, atingido por um incêndio no último domingo, e da universidade pública. O encontro terá início às 10h, em frente ao prédio do museu, na Quinta da Boa Vista, bairro de São Cristóvão.

Segundo nota publicada no site da UFRJ, a iniciativa tem o objetivo de “alertar as forças democráticas do país sobre a importância dos espaços culturais e da memória do Brasil diante da perda imensurável devido ao incêndio no Museu Nacional”. A proposta é que os participantes discutam preservação do patrimônio, liberdade de pensamento e criatividade científica como valores a serem mantidos com autonomia e financiamento permanentes.

O incêndio, que começou por volta das 19h30, foi debelado após seis horas de trabalho dos bombeiros. Parte do interior do prédio desabou, e as estimativas são de que cerca de 90% do acervo foi destruído. A Polícia Federal investiga o que deu origem ao fogo.

Leia sobre manifestação da Reitoria da UFMG e carta aberta da Rede Museus e outras instâncias da Universidade. Em reportagem da Rádio UFMG Educativa, professores do curso de Museologia  depõem sobre a tragédia e a situação dos museus brasileiros.